Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria

No dia 06 de abril de 1958 aconteceu o primeiro Rodeio Crioulo do CTG Porteira do Rio Grande, sob o comando do patrão Getúlio Marcantônio. O evento, que ocorreu em uma área pertencente à Associação Rural de Vacaria, hoje denominada Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, serviu para comemorar o terceiro aniversário da entidade.

O primeiro rodeio teve âmbito intermunicipal, com a participação de Bom Jesus (CTG Presilha do Rio Grande), Lagoa Vermelha (CTG Alexandre Pato) e Vacaria (CTG Porteira do Rio Grande). Houve provas de laço, pealo, rédeas e doma, além de apresentações folclóricas. O CTG Alexandre Pato foi o campeão de laço. O fandango, à noite, teve a animação do sanfoneiro Chiquinho Guazzelli.

Os três primeiros rodeios foram anuais e a partir da quarta edição tornou-se bianual.

Atualmente, o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria é considerado a maior festa tradicionalista gaúcha, onde peões e prendas de todo o Brasil, e exterior, se reúnem para cultivar as tradições do nosso Estado. O evento acontece no Parque Nicanor Kramer da Luz, com disputa de provas artísticas e campeiras, além de diversos shows e bailes.

Gincana Cultura de Vacaria

A tradição das gincanas culturais em Vacaria iniciou na década de 1970 com as gincanas automotivas, as quais têm como proposta estimular valores como a criatividade, o trabalho em equipe, talentos individuais e atividades em grupo, espírito de liderança, atividades sócio-educacionais e esportivas.
A Gincana de Vacaria é considerada a maior gincana municipal do Brasil, graças ao envolvimento das pessoas e das instituições, governamentais e privadas.

Deputado(a) Catarina Paladini
Fonte: http://proweb.procergs.com.br/temp/PL_93_201608032019000403_jus.pdf?08/03/2019%2000:04:04

Expovac

A Expovac é geralmente realizada no mês de outubro, no parque Nicanor Kramer da Luz. Entre as atrações estão shows nacionais na Concha Acústica, etapa do campeonato de laço, rodeio artístico e cultural, além de exposição e venda de animais e de máquinas e implementos agrícolas.

Feira de Pequenos Frutos, Artesanato e Mel

É geralmente realizada no mês de Dezembro, mais um evento que movimenta os produtores do município.
É colocada à disposição da população grande variedade de frutas como amora, mirtilo, morango, physalis, dentre outras, bem como seus derivados, chimias e sucos.

Semana Farroupilha

Evento realizado no mês de setembro em comemoração a Revolução Farroupilha, o município se movimenta com tertúlias livres, campeonato de laço, toda a cidade se mobiliza durante uma semana.

Aniversário de Vacaria

Ocorre no dia 22 de outubro, são realizados diversos eventos em comemoração ao aniversário do município.

Feira do Livro

Realizada no mês de novembro.