Pontos turísticos de Vacaria

Catedral de Pedra

A Catedral Nossa Senhora da Oliveira é um dos pontos turísticos mais procurados em nosso município, além de sua beleza, é nela que a fé a cultura se encontram. Popularmente conhecida como Catedral de Pedra Moura, traz aos nossos dias toda a riqueza de umas das primeiras construções do município quando colonizado.
Projetada em 1897 e construída a partir de 1900, a igreja começou a receber celebrações de missas em 1913. Na década de 1940, os freis capuchinhos passaram a utilizá-la para fins culturais, com sessões de cinema mudo para crianças. Anos depois, encenações e oficinas teatrais entraram na rotina do templo.
A igreja está aberta diariamente das 7h30 às 19h30. O acesso para visitação é livre, não há visitas guiadas. Missas acontecem todos os dias às 18h. No domingo, também são realizadas celebrações pela manhã, nos horários das 8h e 10h. Na terça-feira acontece missa às 16h. Além das cerimonias semanais, a Catedral é a Igreja mais procurada no município para a realização de casamentos. Afinal, uma beleza assim, vale a pena!

Para saber mais sobre este maravilhoso ponto turístico, acesse:

Santuário de Nossa Senhora da Oliveira

Inaugurado no dia 8 de Setembro de 2002, o Santuário Nossa Senhora da Oliveira, foi construído em pedras de Basalto no local onde foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora da Oliveira no ano de 1750.

No Santuário foram fixados os quadros da Via Sacra e os quadros de Nossa Senhora da Oliveira, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora das Graças.
Os quadros de Nossa Senhora foram todos doados, e nos quadros da Via Sacra constam os nomes dos doadores. Todos eles são pinturas do Carlos Rigotti.

O Santuário ainda não está totalmente pronto, temos ainda cinco quadros que não foram doados, as pessoas que desejam doar um quadro da Via Sacra entrem em contato com o Pároco, na Secretaria Paroquial da Catedral, pelo telefone (54) 32311375 ou pelo e-mail catedral@catedralvacaria.org.br

Conheça o Santuário Nossa Senhora da Oliveira, que está localizado à Rua Dr. Flores (próximo ao Corpo de Bombeiros), em Vacaria.

Casa do povo

Fica em Vacaria, na Serra do Rio Grande do Sul, a maior herança deixada pelo arquiteto Oscar Niemeyer aos gaúchos. A Casa do Povo, reinaugurada em junho de 2012, recebe manifestações artísticas variadas. No auditório, a capacidade é para 400 pessoas, segundo informações da Secretaria de Turismo do município. Niemeyer morreu na quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, aos 104 anos de idade.

Com característico estilo modernista, a Casa do Povo é uma construção de concreto, em formato cilíndrico, com janelas circulares ao longo de sua fachada. Projetada em 1985 e concluída em 1988, a edificação compreende uma área que abrigar diversas manifestações artísticas. O auditório tem capacidade para 400 pessoas.

O prédio esteve interditado de 1997 até junho deste ano, quando foi reinaugurado. Ele foi fechado devido a problemas estruturais.

Fonte: G1

Maçã

Marcada por altos e baixos ao longo da última década, a exportação gaúcha de maçã deve iniciar novo ciclo de expansão. É o segundo ano consecutivo de alta nos embarques, que em 2017 chegaram a 34,4 milhões de quilos da fruta e geraram receita de US$ 27,3 milhões, segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE). Resultado de frustrações com a colheita e câmbio desfavorável, as oscilações nas vendas externas de anos anteriores dão lugar agora à confiança na expansão, com a recente abertura de novos mercados, principalmente na Ásia.

As vendas do Rio Grande do Sul têm como única origem Vacaria, cidade que detém mais de 20% da produção nacional e 80% das exportações brasileiras de maçã. No município da região dos Campos de Cima da Serra, as empresas estão otimistas com as projeções de negócios.

Fonte: ZH

Fazenda do Socorro

  • Onde fica: Área Rural
  • Distância do centro: 15 km
  • Tipo de acesso: Asfalto (13 km) e estrada de terra (2 km)
  • Descrição: A Fazenda do Socorro, no município de Vacaria, tem sua viagem no século XVIII, ao tempo em que os paulistas de Sorocaba vinham aos campos da “Vacaria dos Pinhais” buscar gado e comprar muares para o serviço da Minas Gerais. As terras da Fazenda foram dadas em Sesmaria, no ano de 1770, por ato do Governador Geral do Brasil, General Gomes Freitas de Andrade, conde de Bobadella, a José Campos de Brandeburgo, paulista, que foi um dos três primeiros povoadores dos Campos de Vacaria. Ela tomou, então, o nome de “Sesmaria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” – que é ainda hoje a padroeira da bonita capela da atual Fazenda do Socorro, situada no 1º distrito de Vacaria, a 18 km da sede do município.

Jorn. Daiana Silva

Monumento ao Ginete

O Monumento ao Ginete homenageia o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, a maior festa tradicionalista da América Latina.

Maria Fumaça

Vacaria vai fazer parte da rota de passeios de trem na região! Um grande projeto que irá movimentar o turismo na cidade.

Fonte: Prefeitura de Vacaria